Carol Cafe

Starbucks começa a aceitar Bitcoin

A rede global norte-americana Starbucks anunciou que começará a aceitar o Bitcoin como forma de pagamento em suas cafeterias. Há pelo menos 2 anos, equipes de engenheiros e programadores têm se reunido para discutir possíveis plataformas de pagamentos e redes de compliance que comportem o criptoativo a fim de atender a demanda de seus clientes.

Em parceria com a Microsoft e a gigante global Intercontinental Exchange, a Starbucks tem trabalhado no desenvolvimento de uma plataforma de ativos digitais que irá permitir que seus consumidores possam usar o Bitcoin como forma de pagamento de seus cafés. A plataforma de negociação, denominada Bakkt, representa uma maneira intermediária de uso do Bitcoin para as compras, uma vez que a moeda digital ainda não será aceita de forma direta pela rede.

bakkt
Bakkt

Atualmente, a Starbucks é líder em pagamentos mobile por meio do programa Starbucks Rewards. Considerando o sucesso de seu programa de fidelidade e buscando melhorar a experiência de seus clientes, a empresa tem realizado pesquisas a fim de determinar a possível demanda local e o nível de aceitação do Bitcoin em suas lojas.

starbucks
Café Starbucks

Com isso, o aplicativo de varejo Bakkt Cash foi escolhido pela rede americana e tem sido desenvolvido e constantemente aprimorado antes de seu lançamento oficial. Os primeiros testes de compra por meio do Bakkt Cash já foram realizados em parceria com a Starbucks, a qual será a pioneira em comercializar seus produtos através do aplicativo. Dessa forma, além de proporcionar uma nova opção de pagamento aos seus clientes, a varejista também irá contribuir com a popularidade e ampla legitimação do criptoativo.

Recentemente, foi assinada também uma parceria com o aplicativo iPayYou. Os usuários do app têm a possibilidade de armazenar uma carteira de Bitcoin e, por meio da ferramenta conhecida como Bitcoin Direct to Starbucks, os clientes podem pagar seu café. Até o momento, a ferramenta está disponível somente para os estabelecimentos norte-americanos, e o aplicativo é responsável pela conversão do Bitcoin em dólares em tempo real e de forma instantânea.

Embora seja considerado o “ouro digital” dentre as moedas digitais, o Bitcoin ainda é pouco difundido em estabelecimentos comerciais. Grande parte das empresas que aceitam transações financeiras por meio do criptoativo se restringe às grandes metrópoles.

A inauguração da primeira loja da Starbucks ocorreu em 1971, na cidade de Seattle, Estados Unidos. Em 2006, a empresa chegou ao Brasil, com a abertura de sua primeira loja em São Paulo. No Brasil, é mais comum comprar e depois vender Bitcoin auferindo algum lucro, em vez de adquirir mercadorias com o ativo digital.

bitcoin dinheiro
Dinheiro e Bitcoin

Atualmente, a rede norte-americana de cafeterias é a líder mundial em seu segmento, e está presente em mais de 40 países, somando mais de 17.000 estabelecimentos. De acordo com o CEO da Starbucks Coffee International, Martin Coles, o planejamento para a entrada em novos mercados, parcerias com empresas locais e o desenvolvimento de sistemas de pagamentos modernos, que consideram o Bitcoin como uma alternativa promissora, são as apostas da empresa a fim de estimular sua expansão comercial e superar o potencial previsto de crescimento global.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *